‘Uma solução é identificar alguém respeitado’

Marcos Corrêa/PR / Flickr / CC BY 2.0

Para presidente emérito do Inter-American Dialogue, caminho seriam eleições diretas, 'porque Congresso está desmoralizado'. 

As “novas revelações” sobre o presidente Michel Temer acabaram com a pouca credibilidade internacional que ele tinha e comprometeram a capacidade do Brasil de exercer influência na região e fortalecer os laços com os Estados Unidos, avalia Peter Hakim, presidente emérito do Inter-American Dialogue. Questionado sobre a permanência de Temer no poder, ele disse ao Estado: “Não vejo como”.

O senhor vê alguma chance de sobrevivência de Temer?

Não vejo como. Mesmo se Temer não tivesse dito uma palavra enquanto ouvia o que Joesley (Batista, dono da JBS) dizia, não é responsabilidade do presidente reportar atividades criminosas? Não dizer nada sugere cumplicidade.

 Qual seria a melhor solução?

O melhor seriam eleições diretas, porque o Congresso está desmoralizado. A outra solução seria identificar alguém que seja respeitado. Os únicos candidatos para isso seriam atuais ou ex-integrantes do Supremo. Outra possibilidade seria uma figura econômica, como (Henrique) Meirelles, mas ele é identificado como autor de reformas impopulares.

O que será das reformas?

O Brasil tem uma séria crise de governabilidade. Um presidente impopular e acusado de corrupção e obstrução à Justiça, ninguém claramente pronto para seu lugar. Isso torna muito difícil a aprovação de reformas.

Como Washington reage?

...

Leia a entrevista completa no Estadão


Suggested Content