Uma nova fase nas relações entre o Japão e a América Latina e o Caribe

O Diálogo Interamericano e a Associação Japonesa da América Latina e do Caribe (JALAC) têm a satisfação de publicar o relatório elaborado por Mikio Kuwayama, diretor e analista sênior do JALAC, e Margaret Myers, diretora do Programa da China e América Latina do Diálogo Interamericano. Kuwayama, um dos principais especialistas do Japão sobre a América Latina, foi exchefe da Unidade do Comércio Internacional, da Divisão de Comércio Internacional e Integração da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (ECLAC). Myers, autoridade amplamente reconhecida acerca da evolução das relações da Ásia com a América Latina, trabalhou para o Governo dos Estados Unidos no Japão e na China.

As observações apresentadas no presente relatório são produtos do evento “Japan-LAC Relations: Then & Now”, realizado em Washington, DC, em setembro de 2015. O evento, organizado conjuntamente pelo Diálogo Interamericano e JALAC, reuniu representantes do setor público e privado para um debate abrangente sobre os desdobramentos das políticas externas e econômicas do Japão na América Latina.

Os autores traçam a aliança duradoura que tem sustentado décadas de turbulências políticas e econômicas, tanto no Japão quanto na América Latina e no Caribe (LAC). O relatório estabelece uma distinção do envolvimento do Japão com a América Latina com a de outras nações do Leste Asiático e manifesta grandes possibilidades para um relacionamento mais robusto nos próximos anos. O estreitamento dos elos, certamente, revestese de importância crucial devido à desaceleração do crescimento em ambos os lados do Pacífico.

Downloads