Promessas Não Cumpridas: A América-Latina Hoje

O texto apresenta uma visão ampla dos recentes desenvolvimentos sociais, políticos e econômicos na América Latina. Os seis ensaios que conformam o livro enfocam em temas relevantes e transversais, que tentam construir um fio do discurso sobre a região altamente diversificada, destacando suas principais idiossincrasias e analisando para onde ela deve se encaminhar nos próximos anos. Embora os ensaios reconhecem avanços consideráveis, eles também apontam retrocessos e oportunidades desperdiçadas que impediram o progresso sustentado. O fortalecimento da capacidade do estado surge como um desafio significativo.

Agora disponível em inglês, espanhol e português.

  • Estado de Direito: Catalina Botero analisa o contraste entre as aspirações contidas nas constituições latino-americanas e o atual retrocesso democrático em alguns países.

  • Crime e Violência: Robert Muggah argumenta que as políticas de combate ao crime na região estão divididas entre as abordagens rígidas (mano dura) e as iniciativas de segurança dos cidadãos.

  • Gestão Econômica: Augusto de la Torre e Alain Ize estudam o fracasso das economias latino-americanas em convergir com os países desenvolvidos e propõem um caminho a seguir para reacender o crescimento e impulsionar o desenvolvimento.

  • Desenvolvimento Social: George Gray Molina aborda as causas da redução da pobreza e da desigualdade no início dos anos 2000, os retrocessos desde o fim do boom e a discriminação persistente com base no sexo e na raça.

  • Integração Regional: Ana Covarrubias explica as razões e consequências da incapacidade da América Latina de transformar a solidariedade regional em profunda integração e analisa as recentes tentativas de promover a cooperação na região.

  • América Latina e o Mundo: Andrés Malamud explora as repercussões das mudanças no poder global para a América Latina, incluindo uma China emergente e mudanças políticas nos Estados Unidos.

O livro foi co-editado pelo presidente da Inter-American Dialogue, Michael Shifter, e pelo fellow não-residente Bruno Binetti. Os colaboradores incluem alguns dos principais especialistas regionais em seus campos. A ex-presidente da Costa Rica e atual co-presidente do Diálogo, Laura Chinchilla, escreveu o capítulo introdutório.

Siga esta publicação no Twitter em #LatinAmericaToday.

LICENÇA DE LIVRO: 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Downloads


Related Links


Suggested Content

Desenvolvimento e Cooperação na América Latina Video

Member in the News: Enrique García

Enrique García, economist and former president of the CAF – Development Bank of Latin America, has published a new book titled Development and Cooperation in Latin America: The Urgent Need for a Renewed Strategy. It is the seventh volume published in the José Bonifácio Chair collection at the University of São Paulo.

˙Enrique García