Escola Plus e a programação audiovisual como ferramenta educativa: Lições aprendidas

Foto de una profesora con sus estudiantes en la escuela Cortesia de Amcham Colombia

A questão de como são fornecidos os recursos educacionais multimídia de alta qualidade e divertidos para escolas remotas ou escolas com pouca conectividade com a Internet exige o desenvolvimento de respostas inovadoras e flexíveis para apoiar o desempenho dos alunos e os seus professores. No contexto da América Latina, este não é um desafio menor. 11% da população mundial desconectada é localizada na América Latina e no Caribe (ALC), o que representa apenas 8,4% da população mundial, e a maioria dos países da América Latina não atendem às condições básicas para garantir a conectividade significativa para fins educacionais.

Esse déficit de conectividade é ainda maior nas áreas rurais do que nos centros urbanos. O índice de conectividade significativa—um indicador projetado para medir um conjunto de variáveis, incluindo o acesso regular à internet, a um dispositivo apropriado para se conectar, aos dados suficientes para realizar atividades diárias y para a velocidade de conexão necessária para atender à demanda— mostra não apenas um nível muito baixo de conectividade nos países latino-americanos mas também uma lacuna importante entre as áreas rurais e urbanas. Em outras palavras, existe uma representação excessiva de escolas com pouca ou nenhuma conectividade à internet na América Latina e uma lacuna significativa que exige respostas criativas.

Neste contexto, o programa Escola Plus, promovido pela Fundação Leo Werthein, responsável pela área de sustentabilidade da Vrio Corp., empresa matriz da DIRECTV América Latina, SKY Brasil e suas plataformas de streaming e TV ao vivo DGO e SKY+, oferece uma solução por meio de uma conexão via satélite à sua grade de canais educacionais. Isso permite que os professores e os estudantes tenham acesso a programação educacional de qualidade sem necessidade de infraestrutura e custos associados à instalação permanente de conectividade à Internet. O programa, conhecido como Escola Plus no Brasil, está presente em oito países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela.

Neste relatório, apresentamos os resultados de um estudo realizado pelo Diálogo Interamericano sobre a experiência do Escola Plus. O estudo incluiu não só a revisão sistemática das informações geradas pelo próprio programa (incluindo avaliações prévias), mas também uma pesquisa entre professoras das escolas participantes e entrevistas com professores, diretores,
e autoridades educacionais. O objetivo principal do estudo foi sistematizar as lições aprendidas na implementação do programa e oferecer reflexões estratégicas que ajudarão o Escola Plus a melhorar o seu funcionamento, orientação e resultados no futuro.

Lea el Informe

BAIXE O RELATÓRIO AQUI:

Downloads


Related Links


Suggested Content