Brasilianistas admitem surpresa e avaliam estratégias

Photo of Peter Hakim CC BY 2.0 / Inter-American Dialogue

Peter Hakim, presidente emérito do Diálogo Interamericano, conversou com o Correio Braziliense sobre as eleições em Brasil. Hakim admitiu ter ficado muito surpreso com a voz das urnas e avaliou estratégias para a segunda ronda eleitoral. 

COMENTARIOS DE PETER HAKIM:

"Lula precisa estar preocupa- do. “Os apoiadores de Bolsonaro ficarão encantados com o resultado das eleições de hoje (ontem), enquanto os de Lula sentem desânimo. Os bolsonaristas desfilarão vitória. Os números do primeiro turno também levantam a questão sobre se uma vitória apertada de Lula fomentará grupo de bolsonaristas altamente mobilizado, nervoso, e talvez violento, que poderia causar turbulência em caso de derrota em 30 de outubro”.

“Esperava que Lula ganhasse por pelo menos 10 pontos percentuais. Vale observar que ele não ficou longe das previsões do IPEC e do Datafolha, mas Bolsonaro tirou entre 6 por cento e 7 por cento dos candidatos menores. Não posso explicar isso a não ser pensar que alguns eleitores simplesmente esconderam a preferência por Bolsonaro”.

"Lula terá que mover rumo ao centro, além de indicar um economista respeitado para o Ministério da Fazenda. Ele aposta que Bolsonaro adotará uma abordagem binária para manter os simpatizantes mobilizados, enquanto buscará meios de mostrar aos mercados que ele persegue uma estratégia de crescimento sensível".

"Bolsonaro, agora, se focará mais em ganhar a eleição do que em ameaçar frustrar uma vitória de Lula. É difícil prever o que os seus seguidores farão. O Brasil será mais difícil de governar do que se pensava. O país está dividido e polarizado ao meio".

LEIA O ARTIGO COMPLETO NO CORREIO BRAZILIENSE


Related Links


Suggested Content

Latin America’s Presidential Elections: Are Mexico, Brazil and Colombia Ready for Anti-Establishment Candidates?

Next year, critical elections in Latin America’s three most populous countries—Colombia, Mexico and Brazil—are likely to reveal a distemper stemming from citizen disgust with a mix of corruption scandals, mediocre economies, unremitting violence and a largely discredited political class. All three presidential contests are wide open and ripe for anti-establishment challengers.

˙Michael Shifter