Trump deixa de usar período pós-vitória para curar feridas dos EUA e aumenta divisões

Gage Skidmore / Flickr / (CC BY-SA 2.0)

WASHINGTON — As feridas de uma das eleições mais acirradas da História recente dos Estados Unidos parecem continuar abertas: os americanos chegam mais divididos do que nunca à posse de Donald Trump, em 19 dias. Apesar do primeiro discurso do magnata ter sido de unificação, o período de transição foi marcado por polêmicas, enfrentamentos e radicalismo que, em alguns casos, pioraram o clima no país. Neste sábado, no último dia do ano, ele alfinetou seus adversários: “Feliz Ano Novo a todos, incluindo a meus muitos inimigos e àqueles que lutaram contra mim e perderam feio, eles não sabem o que fazer. Amor!”, escreveu o futuro presidente.

Pela primeira vez nos anos recentes, a má expectativa de um novo governo supera a positiva. Segundo pesquisa da CBS News, entre os dias 9 e 13 de dezembro, enquanto 34% acreditam que Trump terá um bom desempenho, 36% dos americanos esperam um governo ruim. O número supera em muito a expectativa negativa cerca de um mês antes da posse de Barack Obama no fim de 2008 (7%) ou de George W. Bush em dezembro de 2000 (14%). Apenas 40% dos americanos têm uma visão favorável de Trump, contra 46% que têm uma visão desfavorável, segundo levantamento da NBC. Reverter este sentimento é um dos grandes desafios de Trump. Mas não o único.

Para ler o artigo inteiro, clique aqui

 


Suggested Content

Trump, Immigration Policy and the Fate of Latino Migrants in the United States

Trump’s agenda will have implications for people who live and work in the United States, including the country’s estimated 42 million immigrants, a diverse group that includes people with and without legal status. An issue of particular importance and concern is undoubtedly Trump’s immigration policy. According to his past statements, we can expect to see actions on at least seven fronts. This article examines the realist scenario of Trump’s immigration policy, its limits and consequences.

˙Manuel Orozco