Lançamento de relatório sobre educação de qualidade

Seis áreas prioritárias para transformar a qualidade da educação na América Latina são analisadas no relatório “Construindo uma Educação de Qualidade: um pacto com o futuro da América Latina”, lançado nesta terça-feira (29) pelo Instituto Ayrton Senna e o Diálogo Interamericano, em evento com apoio da Fundação Santillana e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

A partir de ampla compilação de indicadores que mostram os desafios ainda presentes para melhorar o ensino nos países da região, o relatório aponta também iniciativas positivas que podem inspirar soluções para os seis eixos e propõe uma agenda transformadora, que incentiva os países a construir pactos conjuntos com toda a sociedade.

A publicação é fruto do trabalho da Comissão para a Educação de Qualidade para Todos, convocada pelo Diálogo Interamericano, que contou com contribuições de 12 prestigiosos membros de diferentes países da América Latina, sob liderança dos ex-presidentes Ernesto Zedillo, do México, e Ricardo Lagos, do Chile. A versão inicial do relatório foi lançada em espanhol, no segundo semestre de 2016, e o Instituto Ayrton Senna traduziu o material para o português e editou a publicação no Brasil.

Com o objetivo maior de proporcionar aos estudantes uma educação conectada com as demandas do século 21, que efetivamente garanta oportunidades de aprendizagem com impacto positivo na vida de crianças e jovens, o relatório se divide em três partes: primeiro, um panorama do estado atual da educação na América Latina, de acordo com os principais indicadores disponíveis.

Segundo, analisa políticas públicas e medidas já realizadas sobre as seis áreas prioritárias (desenvolvimento na primeira infância; excelência docente; avaliação de aprendizagem; novas tecnologias; educação relevante financiamento eficiente) e, por fim, propõe as medidas importantes para o pacto social necessário entre todas as pessoas interessadas em melhorar a educação nesses países.

Relatório completo aqui

Downloads


Related Links